Mobilização social em prol do enfrentamento e eliminação do Aedes Aegypti

July 27, 2018

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi-RN, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 25 de julho, uma mobilização social com o intuito de promover a adesão a toda a sociedade para o enfrentamento e, principalmente da eliminação do Aedes aegypti, vetor comum na transmissão das arboviroses (Dengue, Zika vírus e chikungunya) de interesse para a saúde pública.

Durante o evento foi distribuído repelentes (aerossol, elétrico e refil) para toda à população do bairro de Nossa Senhora Aparecida, Santa Clara e Alto do Potengi cadastrados no Programa Bolsa Família, realização de orientações sobre o uso adequado do produto, orientações sanitárias e medidas de prevenção contra o mosquito e proteção da saúde, também foram disponibilizados a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

Se fez presente, na ocasião, o Prefeito Naldinho, que conduziu a abertura do evento e entrega de repelentes para a comunidade, o Coordenador de Vigilância Ambiental, Pedro Florenço, a Coordenadora da AB, Elisa Alves representando a Secretaria Municipal de Saúde, bem como trabalhadores da saúde.

Segundo o organizador do evento, o Coordenador de Vigilância Ambiental, Pedro Florenço, além do uso do repelente é de fundamental importância a parceria da vigilância ambiental e Atenção Básica na adoção de medidas de proteção para eliminar os focos de acúmulo de água, entulhos e lixos, dentre outras medidas, comenta.