Fechar
Página inicial Os ex-vice-prefeitos

Saiba quem são os ex-vice-prefeitos

Publicado em 14/06/21 19:18 , Atualizado em 08/01/24 00:59 | Acessos: 1641

Quem foi o primeiro vice-prefeito do município? Quem foi o primeiro filho da terra a assumir o cargo? Quem foi o mais jovem da história? Se você deseja saber mais sobre os vice-prefeitos que ajudaram a liderar nosso município, você está no lugar certo. Dê uma olhada em nosso conjunto de pesquisas e veja também a ordem cronológica histórica, encabeçada por João Marques de Araújo como o 1.º Vice-prefeito Municipal. Então, questione seus amigos.

 

Desde 1 de janeiro de 1944, data em que iniciou-se a autonomia municipal, dezesseis pessoas foram eleitos ao cargo de vice-prefeito.

João Marques de Araújo foi o primeiro vice-prefeito de São Paulo do Potengi, eleito pelo voto popular na primeira eleição ocorrida no município, em 21 de março de 1948. Ele foi também, o primeiro potengiense a assumir o cargo.

Francisca Alves Bezerra (Francisca Brito), foi a primeira mulher eleita vice-prefeita da história, nas eleições municipais ocorridas em 15 de novembro de 1982.

O vice-prefeito mais velho a tomar posse foi Francisco Cabral da Silva (Chico Cabral), aos 73 anos e 364 dias em 31 de janeiro de 1969, enquanto o mais novo foi Francisco Dias Lopes (Chico de Elesbão), com 30 anos e 200 dias em 31 de janeiro de 1973.

A idade máxima alcançada por um ex-vice-prefeito foi de 100 anos e 81 dias, por Francisco Cabral da Silva; já o ex-vice-prefeito a viver menos tempo foi Luiz Antônio Dias Campos, que morreu aos 46 anos e 167 dias. Amélio de Azevedo Cruz foi quem durou mais tempo na condição de ex-vice-prefeito, falecendo 27 anos e 49 dias após deixar o cargo. Nos dias atuais, a ex-vice-prefeita viva mais idosa é Francisca Alves Bezerra, com 82 anos.

Atualmente, oito ex-vice-prefeitos estão vivos: Francisco Dias Lopes, Francisca Alves Bezerra, Francisco Canindé de Azevedo (Chico de Ambrósio), Maria Neci de Oliveira Soares, Domingos Sávio Dias Campos (Savinho), José Luiz de Macedo, Eugênio Pacelli Araújo Souto e Erivan Alves Farias. O último ex-vice-prefeito a falecer foi Pedro Ferreira das Chagas, aos 83 anos.