Fechar
Página inicial As ex-primeiras-damas

Saiba quem são as ex-primeiras-damas

Publicado em 14/06/21 19:19 , Atualizado em 19/12/23 02:36 | Acessos: 1928

Se você deseja saber mais sobre as primeiras-damas do passado que ajudaram a liderar nosso município, você está no lugar certo. Dê uma olhada em nosso conjunto de pesquisas e veja também a ordem cronológica histórica, encabeçada por Maria Laura Trigueiro Gadelha como a 1.ª Primeira-dama Municipal. Então, questione seus amigos.

 

Desde o início da autonomia municipal, iniciado em 1 de janeiro de 1944, treze mulheres desempenharam a função de primeira-dama e um homem assumiu como primeiro-cavalheiro.

Maria de Fátima Ribeiro de Azevedo foi a primeira-dama que passou mais tempo na função, 16 anos, sendo também, a primeira que assumiu uma secretaria municipal. Em contrapartida, Maria Julieta Dantas Iglésias durou apenas 1 dia. Nos dias atuais, a ex-primeira-dama viva mais idosa é Josefa Gomes Lopes, com 91 anos.

Entre 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977, o odontólogo Gileno Pereira Souto foi primeiro-cavalheiro do Município, o único até então na história.

Atualmente, quatro ex-primeiras-damas estão vivas: Josefa Gomes Lopes, viúva de José Gomes Sobrinho; Maria Célia de Azevedo Costa, esposa de Geraldo Macêdo Costa; Maria de Fátima Ribeiro de Azevedo, esposa de José Azevedo Lopes; e Maria Vênus Cavalcante de Araújo, esposa de José Leonardo Cassimiro de Araújo. A última ex-primeira-dama a falecer foi Alice Leandro de Castro, esposa de Antônio de Castro Bezerra, aos 101 anos.