Fechar
Página inicial Os ex-prefeitos

Saiba quem são os ex-prefeitos

Publicado em 14/06/21 19:17 , Atualizado em 11/03/24 03:08 | Acessos: 4132

Qual prefeito foi o primeiro eleito pelo voto popular? Quem foi o primeiro filho da terra a assumir o cargo? Quem foi o mais jovem da história? Se você deseja saber mais sobre os prefeitos que lideraram nosso município, você está no lugar certo. Dê uma olhada em nosso conjunto de pesquisas e veja também a ordem cronológica histórica, encabeçada por Severino Raul Gadelha como o 1.º Prefeito Municipal. Então, questione seus amigos.

 

Desde 1 de janeiro de 1944, período em que iniciou-se a autonomia municipal, quatorze pessoas foram eleitos ou sucedidos ao cargo de prefeito, servindo um total de vinte e três mandatos.

Francisco Cabral da Silva (Chico Cabral) foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, na primeira eleição municipal ocorrida em 21 de março de 1948. Já João Marques de Araújo foi o primeiro potengiense eleito prefeito constitucional.

Maria Nini Araújo Souto foi eleita prefeita nas eleições municipais ocorridas em 15 de novembro de 1972, sendo, até então, a única mulher a governar o município.

O prefeito mais velho a tomar posse foi Francisco Cabral da Silva, aos 63 anos e 56 dias no seu terceiro mandato em 31 de março de 1958, enquanto o mais novo foi José Azevedo Lopes, com 31 anos e 325 dias no seu primeiro mandato em 1 de janeiro de 1989.

A idade máxima alcançada por um ex-prefeito foi de 100 anos e 81 dias, por Francisco Cabral da Silva; já o ex-prefeito a viver menos tempo foi João Marques de Araújo, que morreu aos 59 anos e 66 dias. Nini Souto foi a política que durou mais tempo na condição de ex-prefeita, 47 anos, de 1977 até a data de sua morte em 2024. Geraldo Macêdo é o ex-prefeito vivo mais idoso, com 79 anos.

O prefeito que por mais tempo governou o município foi José Azevedo Lopes, que o fez por 16 anos. Aquele que por menos tempo exerceu a função de prefeito foi Reinaldo José Iglesias por apenas 1 dia, que, sendo o secretário da prefeitura, assumiu pela vacância do cargo após a saída de João Avenerável Pimentel (João Pequeno). Sebastião Marinho de Carvalho e Francisco Cabral da Silva, serviram em três mandatos não consecutivos, igualmente a José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), que serviu em dois mandatos não consecutivos e uma reeleição. Geraldo Macêdo Costa governou em dois mandatos não consecutivos. Os demais prefeitos serviram somente em um mandato. José Gomes Sobrinho foi o único prefeito que exerceu um mandato de seis anos completos.

O atual prefeito de São Paulo do Potengi, Eugênio Pacelli Araújo Souto, é o único prefeito filho de um ex-prefeito.

Atualmente, três ex-prefeitos estão vivos: Geraldo Macêdo Costa, José Azevedo Lopes e José Leonardo Cassimiro de Araújo. A última ex-prefeita a falecer foi Maria Nini Araújo Souto, em 1 de fevereiro de 2024, aos 84 anos.